'I am so clever that sometimes I don't understand a single word of what I am saying.' Oscar Wilde

Família | Literatura | Lifestyle | Opinião

Vulnerabilidade

domingo, 26 de novembro de 2017

Aquilo que me deslumbra na literatura, já o tenho dito, é a habilidade dos autores para transpor sentimentos de alma para alma através de uma narrativa. O mesmo se passa com toda a arte, mesmo aquela que não se socorre de palavras. O desenho fascina-me precisamente pela comunicação além das palavras. É incrível o significado que pode ter uma imagem, como leva as mensagens em silêncio.

Abdalla Omari é um exilado sírio que vive em Bruxelas desde que fugiu da guerra em 2012 e calha que é pintor. Num projecto a que chamou 'The Vulnerability Series', Omari retratou os líderes mundiais feitos refugiados - a ideia aqui não é acusar ou atribuir culpas (pelo menos não é desse modo que eu entendo) mas antes demonstrar como até os poderosos são afinal homens. Despojados de poder, atirados para uma situação de vulnerabilidade dotou as figuras de humanidade.







1 comentário :

  1. É incrível como através do mesmo desenho/da mesma figura podem surgir tantas interpretações, tantas observações. Há uma liberdade diferente no que toca à transmissão da mensagem.
    Adorei os desenhos e a ideia de base!

    ResponderEliminar